Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

A expectativa por entregas rápidas se tornou um dos principais fatores na decisão de compra on-line.

Isso quer dizer que, clientes buscam a gratificação instantânea e esperam receber seus produtos o mais rápido possível. Logo, atender essa demanda é crucial para o sucesso do seu negócio, pois impacta diretamente na satisfação do cliente, fidelização e competitividade.

Neste conteúdo, iremos abordar algumas práticas que irão te ajudar a melhorar as suas entregas.

Veja os principais insights:

Transparência e comunicação;

Otimização da logística;

Tecnologia como aliada;

Parceiros confiáveis;

Proatividade e flexibilidade.

Pagamento do vale-pedágio. Para facilitar a sua entrega rápida, tenha integração com as principais operadoras.

Transparência e comunicação na logística

Primeiramente, um dos pontos que iremos explorar neste conteúdo é sobre a transparência e comunicação na hora de receber o pedido do cliente.

Logo, você deve ter em mente que o cliente sempre espera com clareza o prazo de entrega antes da compra. Assim, o que se objetiva é que, além da transparência sobre qual o tempo levará para chegar a sua entrega, é sobre o andamento dela.

Pense que, toda compra gera uma expectativa e assim, a fidelização do cliente é essencial para a credibilidade do negócio.

Atualmente, temos exemplos de empresas como Mercado Livre, Amazon, Americanas entre outros, como empresas que possuem entregas super rápidas. Por este motivo, busque oferecer aos seus clientes opções de fretes com diferentes prazos e custos.

Por último, mantenha o cliente atualizado sobre o status do pedido.

Leia também: A Importância da Gestão de Transporte no E-Commerce

Soluções em APIS, integráveis para sua logística. Facilidade na hora de realizar sua entrega de forma rápida.

Como otimizar o processo logístico?

Otimizar o processo logístico é crucial para o sucesso de qualquer empresa, pois garante maior eficiência, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. Para alcançar esse objetivo, é fundamental implementar diversas estratégias e ferramentas, as quais podem ser combinadas de acordo com as necessidades específicas de cada negócio.

Ao passo que, avançamos neste assunto, traremos alguns exemplos de soluções. Primeiro exemplo que podemos dar é o uso de um sistema de pedidos, que pode contribuir para que sua gestão seja controlada e organizada. Todavia, é importante também ter em mente que um estoque bem gerenciado, auxilia muito bem no controle de entrada e saída de mercadorias.

Dito isso,  soluções de última milha, como pontos de coleta, lockers e sistema de roteirização é uma recomendação essencial para quem quer otimizar a operação logística.

Por exemplo, o uso de um roteirizador. Atualmente a plataforma WebRouter, é uma solução completa na hora de otimizar uma rota, oferecendo cálculo de distância a ser percorrida, tempo, valores de pedágios de todo o Brasil, tabela de frete mínimo, além de, padronizações que ajudarão a gerar economia na hora de realizar a sua entrega.

Funcionalidades como ordenamento de rota, com padrões de tipo de caminhos como rota rápida, curta, mais curta, tem a função de reduzir os custos e gerar mais eficiência.

Todas essas informações são importantes na hora de gerenciar suas entregas, pois irá garantir maior agilidade, economia e rentabilidade.

Nesse sentido, aos usuários, que utilizam a solução, de roteirização por exemplo, conta também com um banco digital – Ailog Bank. Ainda mais, a solução por pertence ao mesmo grupo, permite realizar o pagamento do frete e do vale-pedágio obrigatório por meio de uma única conta integrada.

Abaixo, você poderá se cadastrar e conhecer a plataforma de roteirização gratuitamente, clique e acesse.

Obter melhores rotas.

Como usar a tecnologia como aliada na logística?

Assim como, a otimização da logística é fundamental para os processos, logo temos, como aliada a tecnologia em diversas fases de um negócio. Exemplo disso, a indicação acima do roteirizador WebRouter, remete a importância de ter processos tecnológicos cada vez mais integráveis.

Desta forma, outras ferramentas contribuirão para o sucesso do negócio para que sua entrega seja mais rápida e eficiente.

Logo, podemos pensar como as IAs (inteligências artificiais) tem contribuído cada vez mais, para os avanços nos processos e estruturações de diversos negócios. Assim, uma solução tecnológica é fundamental, pois, além de viabilizar o negócio, contribui para uma maior rentabilidade e fluidez.

Por exemplo, uma sugestão que se encaixa perfeitamente ao transporte e logística, é a ferramenta de monitoramento de pedidos, além da implementação de sistemas de inteligência artificial para gestão de estoque. Sobretudo, vale ressaltar que, a tecnologia pode ser implementada até mesmo nos atendimentos por chat online ou outros canais de comunicação para sanar dúvidas sobre entrega e geração de pedidos.

Todos esses recursos, quando bem integrados, revelam o quanto a tecnologia é uma excelente aliada.

Sem sombra de dúvidas, quando o assunto é parceria, remete a pensarmos sobre a união de grupos ou pessoas em prol de um único objetivo. Assim, os parceiros confiáveis, contribuem muito para o sucesso do negócio.

A sugestão é clara, neste sentido podemos dar como exemplo, a escolha de transportadoras parceiras. Logo, o que deve ser avaliado em uma parceria desta é, a boa reputação da empresa e o histórico de entregas no prazo, que, ao ser bem analisado e fechado, contribuem muito para uma entrega rápida e confiável.

Assim, tenha sempre em mente que, parcerias estratégicas visam sempre otimizar custos e prazos.

Do mesmo modo, podemos pensar também sobre a parceria para negociação da compra de matéria-prima, produtos e serviços, que viabilizam o seu estoque ou o fornecimento do serviço, que também faz toda a diferença. Lembre-se de buscar de forma estratégica para o seu negócio, empresas que possam fornecer além de produtos, prazos flexíveis e boas condições de pagamentos sobre a revenda, se for o caso.

Pagamento do vale-pedágio com roteirizador incluindo. Tenha rotas mais rápidas e eficientes.

Por fim, vamos falar de proatividade e flexibilidade.

Afinal de contas, o cliente sempre busca por empresas que facilitem a vida de quem vai comprar. Por isso, é fundamental oferecer demais opções como: retirada na loja física de produtos adquiridos, troca ou devolução de produtos de forma fácil e rápida, além de, visar sempre adaptar-se às necessidades e expectativas específicas do seu público-alvo.

Lembre-se: a entrega rápida é apenas um dos elementos da experiência do cliente. É importante oferecer um serviço completo, com atendimento cordial, produtos de qualidade e preços competitivos.

Ao investir em entregas rápidas e eficientes, você estará construindo um relacionamento sólido com seus clientes, aumentando a fidelização e impulsionando o crescimento do seu negócio.

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Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

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