A Importância da Gestão de Transporte no E-Commerce

A Importância da Gestão de Transporte no E-Commerce

A gestão de transporte desempenha um papel vital no sucesso do e-commerce, por este motivo, traremos neste conteúdo insights importantes dos principais pontos para se obter um maior controle e organização.

Primeiramente, esclarecemos que a gestão de transporte no e-commerce refere-se ao processo de planejar, coordenar, executar e controlar o movimento de mercadorias, desde o ponto de origem até o destino final.

O e-commerce, tornou-se uma parte necessária da economia global, oferecendo comodidade aos consumidores e oportunidades de negócios para empresas de todos os tamanhos. Logo, para que o negócio funcione de forma eficiente e satisfatória para todas as partes envolvidas, a gestão do transporte desempenha um papel crucial.

Veja abaixo quais pontos importantes iremos abordar:

  • Gestão de transporte no processo de entrega do e-commerce;
  • Integração de tecnologia, roteirização no processo de entregas;
  • Parcerias estratégicas nas entregas;
  • Sustentabilidade na gestão de transportes; cálculo de CO2 e compensação.
  • Retorno de produtos, em caso de devoluções;

Agora que elencamos os pontos principais sobre este conteúdo, vamos explorá-los a fim de ajudar a ter uma melhor compreensão. Fique ligado!

Gestão de Transporte no E-Commerce, como calcular rota e pedágio.
Solução completa para cálculo de pedágio e pagamento. Saiba mais!

Gestão de transporte no processo de entrega do e-commerce

Certamente a gestão de transporte é uma área estratégica para o e-commerce. Assim, empresas que investem na gestão de transporte eficiente têm mais chances de sucesso no mercado competitivo atual.

Dito isto, passamos a compreender o que é necessário para se obter uma maior eficiência e quais são as séries de atividades que podem ser implementadas, a fim de, se obter estes resultados.

Primeiramente é necessário definir metas e indicadores. Isto é, definir metas e indicadores de desempenho ajuda a acompanhar o desempenho da gestão de transporte e identificar áreas de melhoria.

Segundo, invista em tecnologia: a tecnologia pode ajudar a automatizar tarefas, melhorar a visibilidade das operações e tomar decisões mais informadas.

Terceiro ponto, caso você não possua frota própria, é o trabalho em parceria com transportadoras: a parceria com a transportadora pode ajudar a garantir um serviço de qualidade e eficiente.

Confira abaixo 05 pontos importantes sobre a gestão de transporte.

Além disso, a automatização dos processos é uma tendência crescente, pois este motivo, é importante averiguar se sua operação possui muitos processos manuais, caso sim, reavalie, pois a automatização permite que as empresas economizem tempo e recursos.

Confira nossa sugestão de conteúdo: Logística Sustentável e Fidelização são o futuro do e-Commerce.

Integração de tecnologia, uma visão sobre a roteirização no processo de entregas

No mundo atual, sabemos o quanto a tecnologia está envolvida em vários momentos do dia a dia das pessoas. Logo, o uso da tecnologia é fundamental em diversos processos, inclusive no mundo dos negócios.

A tecnologia integrativa pode oferecer uma série de benefícios para as empresas, incluindo melhor eficiência, redução de custos, produtividade e acima de tudo uma experiência mais agradável aos clientes.

Desta forma, quando tratamos sobre a gestão de transportes um dos fatores cruciais é o processo de entrega do bem ou produto ao cliente final. Assim, a tecnologia mais assertiva no processo de organização de entrega é o uso da roteirização.

Isto é, o uso de um roteirizador permite a otimização de rota, sendo que a tecnologia permite calcular as melhores rotas entre pontos, levando em consideração fatores como distância, tempo de viagem, custo com combustível e pedágios, restrições operacionais, entre outros. 

Contudo o resultado esperado é reduzir o tempo de entrega, aumentar a eficiência e reduzir os custos logísticos.

Para exemplificar melhor, apresentamos o roteirizador WebRouter, desenvolvido pelo grupo AILOG. Veja abaixo as definições da solução e como ela pode ajudar na sua operação e gestão de transporte.

Para conhecer melhor a solução, acesse: https://tarifasdepedagios.com.br/. Cadastre-se de forma gratuita e conheça mais da plataforma na versão free.

Parcerias estratégicas nas entregas

As parcerias estratégicas nas entregas também podem ser uma ótima maneira de melhorar a eficiência da gestão de transporte. As parcerias podem ser feitas com transportadoras, centros de distribuição ou até mesmo com outras empresas do e-commerce.

Ao fazer parcerias estratégicas, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Objetivos comuns: é importante que as empresas envolvidas na parceria tenham objetivos comuns.
  • Competências complementares: é importante que as empresas envolvidas na parceria tenham competências complementares.
  • Confiança: é importante que as empresas envolvidas na parceria tenham confiança mútua.

As parcerias estratégicas podem ajudar a:

  • Reduzir custos: as parcerias podem ajudar a reduzir custos de transporte, armazenamento e distribuição.
  • Melhorar o serviço: as parcerias podem ajudar a melhorar o serviço ao cliente, oferecendo mais opções de entrega e prazos de entrega mais curtos.
  • Expandir o mercado: as parcerias podem ajudar a expandir o mercado para novas regiões.
Solução completa para integração por API. Saiba mais!

Sustentabilidade na gestão de transportes; cálculo de CO2 e compensação

inegavelmente, a sustentabilidade na gestão de transportes é um tema cada vez mais importante, à medida que as empresas buscam reduzir seu impacto ambiental. O transporte é responsável por uma parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE), e as empresas que desejam se tornar mais sustentáveis precisam tomar medidas para reduzir sua pegada de carbono.

Uma das maneiras de fazer isso é calcular as emissões de CO2 de suas atividades de transporte. O cálculo de CO2 é um processo que mede a quantidade de gases de efeito estufa emitidos por uma atividade ou evento. Para o transporte, o cálculo de CO2 pode ser feito com base em fatores como o tipo de veículo utilizado, a distância percorrida e o consumo de combustível.

Atualmente, a solução criada pela AILOG por meio de seu roteirizador, permite o cálculo de CO2. Além disso, é possível utilizar por meio de API, tendo a integralização como uma ferramenta importante para gestão do negócio.

Com efeito, empresas que buscam medidas para reduzir essas emissões, possuem um olhar mais atrativo aos seus clientes. Veja algumas opções que contribuem para uma melhor sustentabilidade do negócio:

  • Optar por veículos mais eficientes: os veículos mais eficientes em termos de consumo de combustível geram menos emissões de CO2.
  • Reduzir a distância percorrida: as empresas podem reduzir a distância percorrida por seus veículos otimizando suas rotas ou utilizando centros de distribuição mais próximos de seus clientes.
  • Investir em tecnologias sustentáveis: existem diversas tecnologias sustentáveis que podem ser utilizadas para reduzir as emissões de CO2 no transporte, como veículos elétricos ou abastecidos com biocombustíveis.
Compensação de emissões de CO2

Outra maneira de as empresas reduzirem seu impacto ambiental é compensar suas emissões de CO2. A compensação de CO2 é um processo que consiste em investir em projetos que reduzem as emissões de gases de efeito estufa. Os projetos de compensação de CO2 podem ser de diversas naturezas, como plantio de árvores, geração de energia renovável ou captura de carbono.

A compensação de CO2 não é uma solução perfeita, mas pode ser uma maneira de as empresas compensarem seu impacto ambiental e contribuir para a luta contra as mudanças climáticas.

Aqui estão alguns exemplos de como as empresas podem implementar medidas de sustentabilidade na gestão de transportes:

  • Uma empresa de e-commerce pode optar por utilizar veículos elétricos para realizar as entregas.
  • Uma empresa de logística pode investir em tecnologias de rastreamento de frota para otimizar suas rotas e reduzir o consumo de combustível.
  • Uma empresa de transporte aéreo pode investir em aeronaves mais eficientes em termos de consumo de combustível.

Ao adotar medidas de sustentabilidade na gestão de transportes, as empresas podem reduzir seu impacto ambiental e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.

Domine a linguagem da logística e otimize suas operações com nosso dicionário digital. Otimize sua compreensão da logística com este e-book de referência fácil de usar.
Dicionário da Logística
O processo de retorno de produtos, em caso de devoluções

Em outras palavras, o processo de retorno de produtos é um componente importante da gestão de transporte. Ele envolve a coleta, transporte e processamento dos produtos devolvidos pelos clientes.

O processo de retorno de produtos pode ser dividido em cinco etapas principais:

  1. Recebimento: O produto devolvido é recebido pela empresa.
  2. Classificação: O produto é classificado de acordo com o motivo da devolução.
  3. Processamento: O produto é inspecionado e avaliado para determinar se é elegível para devolução.
  4. Análise: A empresa analisa os motivos das devoluções para identificar oportunidades de melhoria.
  5. Dar suporte: A empresa fornece suporte ao cliente, como reembolso ou troca do produto.

Ao implementar um processo de retorno de produtos eficiente, as empresas podem melhorar a satisfação dos clientes, reduzir custos e melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços.

Contudo, alguns pontos são importantes no processo de retorno de produtos:

Defina uma política de devoluções clara e concisa: sendo fácil e acessível aos clientes.

As empresas devem oferecer aos clientes várias opções de devolução, como devolução por correio, devolução em loja ou devolução com a transportadora original.

Além disso, deve comunicar-se com os clientes sobre o status de suas devoluções.

Em conclusão, ao seguir essas dicas, as empresas podem melhorar a eficiência do processo de gestão de transporte e consequentemente ter um e-commerce organizado no seu negócio.

Espero que tenha gostado, siga-nos nas redes sociais e fique ligado!

Siga-nos e fique por dentro de todos as novas regras do vale-pedágio obrigatório;
Siga-nos na rede LinkedIn

Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

Related Posts

Tarifa de eixos suspensos passa a ser cobrado no interior de São Paulo

Tarifa de eixos suspensos passa a ser cobrado no interior de São Paulo

Rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 receberão novos pedágios Free Flow

Rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 receberão novos pedágios Free Flow

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844