O que é geolocalização e qual é a sua importância para a sua empresa

O que é geolocalização e qual é a sua importância para a sua empresa

Você com certeza já ouviu falar sobre geolocalização e provavelmente a utiliza diariamente sem perceber. Mas você realmente sabe sobre a importância da geolocalização no dia a dia de milhares de empresas? 

Antes de mais nada, vamos ao conceito de geolocalização que consiste no processo de determinar a localização e a movimentação de um objeto por meio do sistema de coordenadas. 

Essas informações podem ser obtidas de diferentes formas, porém, as mais comuns são por meio de sinais de GPS, radiofrequência, ou até mesmo, Wi-fi. 

Após o recolhimento dos dados, para que você tenha uma experiência mais simples e intuitiva, você pode submetê-las a sistemas ou API’s para que eles convertem os dados obtidos e possibilitem a visualização em um mapa. 

Mas afinal, para o que realmente serve a geolocalização? 

Bom, se você está em constante movimento e utiliza alguma tecnologia, é bem provável que a geolocalização esteja presente em todos os momentos.

Como por exemplo: traçar rotas com o Google Maps, acompanhamento do seu pedido pelo iFood ou até mesmo o Correios.

Ou seja, se você precisa do auxílio de alguma tecnologia para se deslocar ou acompanhar a movimentação de alguém ou objeto, você utiliza algum processo que envolve a geolocalização. 

Agora, qual a importância da geolocalização nos processos logísticos? 

A não ser que você ou a sua empresa ainda utilizem mapas de papel para determinar a rota, com certeza você já sabe a importância que a tecnologia e a geolocalização têm em processos logísticos no dia a dia. 

Nas últimas décadas, o uso de tecnologias impulsionou e continua ganhando espaço em diversos setores, e principalmente, quando se fala em logística. 

Mas você já parou para pensar em todas as vantagens e benefícios que um sistema ou API de Geolocalização pode proporcionar para a sua empresa? 

A seguir iremos listar 4 benefícios que toda empresa possui ao utilizar uma API de Geolocalização. Olha só: 

1 – Monitoramento

Tecnologias, API’s ou ferramentas de geolocalização nos processos logísticos auxiliam no monitoramento e acompanhamento em tempo real de todo o processo e cadeia de operação. 

Por exemplo, esse tipo de tecnologia possibilita que você acompanhe a sua frota em tempo real, podendo otimizar as rotas de acordo com as condições físicas e climáticas da região em que irá atuar.  

Imagine que o seu caminhão está indo em direção a uma região em que está sofrendo com fortes engarrafamentos ou tempestades.

Desse modo, para evitar atrasos é possível identificar se há outras rotas alternativas para que não ocorram imprevistos, como por exemplo, atraso.

2 – Planejamento 

Diversas empresas passaram a ter operações otimizadas, redução de trabalhos manuais e redução de custos devido a adoção do uso de tecnologias, como uma API de Pedágio ou Geolocalização

Isso ocorre devido a capacidade de ter acesso e poder visualizar as informações da sua rota com mais facilidade.

Nesses casos, você pode realizar o planejamento logístico levando em conta dados e informações relevantes, como: combustível, distância entre cidades, tempo, valor das tarifas de pedágio e muito mais. 

3 – Organização das rotas 

Quando você procura digitalizar as operações da sua empresa, diversas opções e possibilidades podem ser escolhidas.

Como a API de Geolocalização, do qual você pode converter coordenadas em elementos visuais ou vice-versa, obtendo mais controle sobre os seus dados, além de claro, poder determinar qual o melhor percurso, veículo ou motorista. 

4 – Análise 

No caso da API de Geolocalização você pode converter endereços ou coordenadas em elementos que podem ser visualizados facilmente em um mapa. 

Assim, você pode realizar um estudo prévio em relação ao percurso que o motorista irá percorrer. Possibilitando as tomadas de decisões, otimização da rota e redução de custo. 

Mas qual é a melhor solução do mercado? 

Há diversas opções de mercado e cada uma possui seus determinados atributos. No caso das soluções da AILOG você tem acesso às nossas API’ de modo completamente gratuito. 

Além disso, você pode contar com o apoio de todo o nosso suporte sem pagar nada por isso.

Confiamos na facilidade e praticidade que as nossas soluções podem oferecer, por isso, deixamos que os nossos clientes utilizem, testem e verifiquem na prática as vantagens e benefícios que falamos por aqui. 

Se ficou interessado, é só acessar a página que deixaremos no botão abaixo, se cadastrar e aguardar que em alguns instantes você receberá a sua chave de acesso e as orientações para implementação. 

Se tiver alguma dúvida, é só acionar o nosso time que teremos o prazer de atendê-lo. 

Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

Related Posts

Tarifa de eixos suspensos passa a ser cobrado no interior de São Paulo

Tarifa de eixos suspensos passa a ser cobrado no interior de São Paulo

Rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 receberão novos pedágios Free Flow

Rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 receberão novos pedágios Free Flow

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844