Do Tradicional ao Inovador: Tecnologia Transformando a Logística

Do Tradicional ao Inovador: Tecnologia Transformando a Logística

Como a tecnologia vem transformando a Logística? Neste cenário em constante evolução, a tecnologia emerge como o catalisador que impulsiona uma transformação de alto impacto na indústria logística.

A tecnologia tem o poder de transformar profundamente a logística, revolucionando a forma como as empresas gerenciam, operam e otimizam suas cadeias de suprimentos.

Assim, podemos dizer que a narrativa da logística está sendo reescrita à medida que a tecnologia avança, tecendo uma teia de inovação que redefine completamente a maneira como as mercadorias são movimentadas, armazenadas e entregues.

A tecnologia não apenas transforma processos, mas também fortalece a colaboração, desta forma abordaremos neste conteúdo, às mudanças do formato tradicional para modo inovador.

Fique ligado, pois o tema “Tecnologia Transformando a Logística” trará vários insights pelas quais a tecnologia pode realizar essa transformação.

Tecnologia Transformando a Logística, integrando os meios de pagamentos e a forma de emitir o CIOT e DTE. Saiba como funciona fiscalização do transporte rodoviário de cargas.
Acesse e saiba tudo sobre a fiscalização eletrônica de carga

Do modelo tradicional da logística, para o modelo inovador com o uso da tecnologia.

No modelo tradicional da logística, as operações eram frequentemente manuais e fragmentadas. Ou seja, os processos faziam-se baseados em comunicação e documentação física, o que muitas vezes levava a erros, atrasos e ineficiências.

O controle e a visibilidade se limitavam, resultando em desafios na gestão de estoque, previsão de demanda e coordenação entre diferentes partes da cadeia de suprimentos.

Além disso, as empresas dependiam principalmente de métodos empíricos para tomar decisões, o que poderia resultar em desperdício de recursos e falta de adaptação rápida às mudanças do mercado.

Diante dos avanços no consumo de bens e serviços, surgiu a necessidade da introdução da tecnologia como forma de otimização e busca por resultados melhores.

A partir daí migrando do modelo tradicional para um paradigma inovador.

A tecnologia desempenha um papel central em cada etapa da cadeia de suprimentos, impulsionando a automação, a otimização e a colaboração.

Seja como for; a escolha da ferramenta correta, contribui para o crescimento da empresa. Veja algumas tecnologias aplicadas no mercado atualmente:

Tecnologias disponíveis e amplamente utilizadas no mercado logístico.
Tecnologia disponíveis na logística.

Como funciona a tecnologia na logística e quais os benefícios que vem transformando o mercado.

O mercado logístico está constantemente evoluindo com o surgimento de diversas tecnologias que visam melhorar a eficiência, a precisão e a segurança das operações. Para exemplificar melhor, explicaremos cada uma das oitos tecnologias demonstrada na imagem acima.

Sistemas de Gestão de Armazéns (WMS): Os WMS permitem o controle e a otimização do armazenamento de mercadorias, incluindo inventário, picking, embalagem e expedição.

Rastreamento em Tempo Real e Internet das Coisas (IoT): Dispositivos IoT são utilizados para rastrear cargas, veículos e ativos em tempo real, fornecendo dados detalhados sobre localização e condições das mercadorias.

Pagamento do frete e vale-pedágio obrigatório: Uma solução de pagamento de frete é um sistema ou serviço que permite a gestão e o processamento eficiente dos pagamentos relacionados ao transporte de mercadorias.

Entretanto, as soluções de pagamento de vale-pedágio obrigatório visam simplificar o processo de pagamento, tornando-o mais eficiente, transparente e em conformidade com a regulamentação vigente.

Atualmente o grupo AILOG, fornece ao mercado as duas soluções, abaixo você pode conferir o como funciona cada uma:

Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina: A IA é usada para análise de dados, previsão de demanda, otimização de rotas e tomada de decisões automatizadas. Isto é, o aprendizado de máquina permite a identificação de padrões e a melhoria contínua das operações.

Sistema ERP (Enterprise Resource Planning): É uma solução de software integrada que ajuda as empresas a gerenciar eficientemente suas operações logísticas, desde aquisição de matérias-primas até a entrega final ao cliente.

Assim, o objetivo principal de um sistema ERP é centralizar e automatizar processos, melhorar a visibilidade, otimizar a tomada de decisões.

Confira abaixo os demais sistemas como: Robótica e Automação, Sistemas de Roteirização Inteligente e Sistemas de Gestão de Transporte (TMS).

Antes de concluirmos, lembramos que a tecnologia na logística é uma ferramenta compartilhada por todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos e transportes.

E ao adotar práticas sólidas no uso destes sistemas, as empresas podem minimizar riscos, proteger seus ativos e, ao mesmo tempo, garantir a otimização de processos e melhor atendimento aos seus clientes.

Por último, veja qual a função das demais soluções disponíveis no mercado:

Robótica e Automação: A automação de processos logísticos, como coleta, empacotamento e movimentação de mercadorias, é realizada por meio de robôs e sistemas automatizados.

Sistemas de Roteirização Inteligente: Plataformas de roteirização otimizam as rotas de entrega, considerando fatores como cálculo do combustível, cálculo com pedágio, distância e tempo. Nesse sentido, o grupo AILOG é pioneiro no Brasil.

Com o roteirizador WebRouter produto criado pelo grupo, o usuário da solução terá economia de tempo, redução de custos, melhoria na produtividade, redução de erros, além de todos os cálculos da sua rota.

Bem como:

  • Calculadora de CO2 (inclusive via API, clique para saber mais: aqui)
  • Roteirização em lote
  • Relatórios completos
  • Gestão de viagens
  • Tabela de frete mínimo (confira aqui um conteúdo explicativo).

Sistemas de Gestão de Transporte (TMS): Plataformas de TMS auxiliam no planejamento, execução e monitoramento das operações de transporte, incluindo otimização de rotas, cálculo de custos e gestão de frota.

Ademais, sistemas como WMS, TMS, ERP entre outras no mercado, são passíveis de integração com as soluções do grupo AILOG.

Em resumo, a tecnologia na logística não é apenas uma conveniência, mas uma necessidade para atender às demandas do mercado moderno. Ela melhora a eficiência, a visibilidade, a adaptação, ajudando as empresas a permanecerem competitivas em um ambiente de negócios em constante evolução.

Sempre que quiser, fale conosco, siga-nos nas redes sociais!

Para ficar atualizado de como calcular suas rotas, pedágios, combustíveis e muito mais. Acesse nossa rede social e fique por dentro das atualizações.
LinkedIn Ailog Tecnologia, clique.

Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

Related Posts

Tarifa de eixos suspensos passa a ser cobrado no interior de São Paulo

Tarifa de eixos suspensos passa a ser cobrado no interior de São Paulo

Rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 receberão novos pedágios Free Flow

Rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 receberão novos pedágios Free Flow

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844