Quais os impactos do PIX para a logística e os processos de e-commerce, armazenamento e distribuição?

Quais os impactos do PIX para a logística e os processos de e-commerce, armazenamento e distribuição?

Você já deve ter ouvido em algum lugar sobre o PIX, o novo meio de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central no dia 16 de novembro, mas você sabe como a logística e as empresas de transporte, armazenamento e distribuição serão impactadas com essa nova tecnologia? Continue lendo que iremos listar todos os benefícios e novidades desse novo serviço de pagamento. 

Afinal, o que é o PIX? 

O PIX veio para revolucionar os pagamentos online no Brasil. Alguns países no mundo já adotaram soluções semelhantes, como por exemplo a China. 

Esse novo meio de pagamento promete transações 24 horas por dia, sete dias por semana instantaneamente, e o melhor,  sem custo algum para pessoa física. 

Ele é feito por meio de um smartphone através do aplicativo de centenas de bancos habilitados, entre eles os mais populares como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Nubank e entre outros. 

Para realizar as transações é preciso que você cadastre as suas chaves, que nada mais são que opções para que você envie ou receba transações bancárias. 

Ao total são quatro opções, como: CPF ou CNPJ do usuário; seu endereço de e-mail; seu número de telefone celular ou uma chave aleatória gerada pelo sistema caso o usuário queira cadastrar-se sem expor algum dos dados citados anteriormente. 

Ou seja, com apenas o número do seu celular ou do seu CPF é possível que você envie ou receba dinheiro instantaneamente e sem pagar nada, ao contrários do que vemos com os meios atuais como DOC e TED que requerem mais dados e só estão disponíveis em dias úteis e em horários limitados. 

E o e-commerce, como fica? 

Em 2020 não é segredo que avançamos anos em questão de evolução e implantação tecnológica. 

Com a pandemia do Covid-19 realizamos a maioria das atividades cotidianas sem sair de casa. Uma das ações que vêm sendo implantadas pelos maiores varejistas do país são pedidos com entregas cada vez mais rápidas. 

Mas como ter agilidade quando um pagamento por boleto pode demorar até três dias úteis para ser computado? Pois bem, esse problema deixa de existir com a chegada do PIX. 

Os pagamentos instantâneos irão proporcionar muito mais agilidade para o e-commerce, como: 

  • Ações promocionais e descontos para quem optar por esse meio de pagamento. 
  • Gestão em tempo real do estoque e do fluxo de caixa. 
  • Menos burocracia para transações de pagamentos.
  • Gerenciamento e otimização em tempo real dos pedidos, transportadoras e operadores logísticos. 

E muito mais… os benefícios do PIX para a logística beneficiam tanto as empresas quanto o consumidor final. 

Atração de novos clientes 

Quando falamos em reduzir os custos e burocracias nos meios de pagamentos, estamos nos referindo a menos taxas, agilidade no recebimento do pagamento e a possibilidade de reverter essa economia em novos meios para otimização de processos, custos e benefícios para os seus clientes ou consumidores. 

Desse modo, o cliente paga menos por um produto do qual a entrega poderá ser feita com mais rapidez. 

E o varejista aumenta o seu volume de vendas e recebe os valores em menos tempo. 

Além disso, o PIX possibilita que as empresas gerenciem toda a sua distribuição orçamentária entre toda a cadeira logística, por exemplo, você já imaginou a praticidade que uma transportadora terá ao gerenciar os gatos de todos os motoristas da sua frota?

Cuidado com a desinformação! 

Um meio de pagamento rápido, prático e gratuito vindo dos bancos, será que realmente não tem letras miúdas? Várias pessoas fizeram esse questionamento nos últimos meses. 

As teorias da conspiração cresceram e diversas pessoas ainda ficam com o pé atrás em relação a utilização do PIX. Afinal, vemos nas últimas semanas diversas propagandas dos bancos impulsionando o uso e o cadastro das chaves em seus aplicativos. Afinal, o que os bancos ganham com isso? 

Bom, isso é bem simples. Alguns ditados populares dizem que os dados são o petróleo do Século XXI. 

Com o PIX, você não fica “preso” a apenas uma instituição bancária, você pode cadastrar uma chave em um banco e as outras três em outros. Mas é claro que as instituições querem que você centralize tudo em apenas uma. 

Além disso, temos que ver o mercado como um todo. Nos últimos anos ocorreu o crescimento dos bancos digitais que já não cobravam pelo TED ou DOC, e ainda por cima, prometem menos burocracia e o fim das taxas cobradas pelos bancos tradicionais. 

Outro ponto é o crescimento das instituições de maquininhas de cartão, como: Cielo, Rede, C6 e entre outras. Ou seja, dinheiro em espécie vem perdendo espaço e o uso de cartões e meios de pagamentos digitais estão ficando cada vez mais populares. 

Quando você realize a compra com um cartão, o lojista paga uma pequena taxa por cada transação, porém, o banco não recebe nada por isso, apenas a empresa provedora da máquina utilizada e a bandeira do cartão. Por mais que sejam taxas relativamente pequenas, no final do mês você já pensou em quantos milhões não são movimentos por meio desse tipo de transação? 

Porém, se o pagamento for feito por meio do PIX essa é a oportunidade dos bancos recuperaram e explorarem infinitas possibilidades de lucrarem com esse novo mercado. 

O governo também possui interesse no PIX

Com todas as operações financeiras sendo digitalizadas a sonegação de impostos será cada vez mais difícil. Esse é o grande trunfo do governo em relação a implementação e utilização do PIX. 

Isso não significa que você está sendo monitorado a todo o tempo, até porque, desde sempre caso seja necessário, é possível solicitar judicialmente a quebra do sigilo bancário de qualquer cidadão. 

Porém, com a utilização do PIX a fiscalização pela Receita Federal será mais ágil e eficiente na identificação de irregularidades. 

PIX vai mudar o mercado? 

Por mais que ainda seja cedo e a implementação e o uso virão com o tempo, essa é uma mudança que vai fazer toda a diferença na economia do Brasil. 

Estamos falando de uma tendência mundial de viver em uma sociedade cada vez mais conectada. Tanto que em alguns países já se diz em extinguir a moeda física. 

O que o futuro nos aguarda ainda é um mistério, mas uma coisa temos certeza, você precisará de um computador conectado a internet para poder usufruir e aproveitar as novidades dos próximos anos. 

Conta para a gente o que você acha do PIX e qual a sua opinião em relação a esse meio de pagamento e transferência bancária. Estamos curiosos para saber como recebeu essa novidade! 😀 

Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

Related Posts

EcoRioMinas assume BR-116 Dutra e Pedágio Aumenta

EcoRioMinas assume BR-116 Dutra e Pedágio Aumenta

Novo site oferece roteirizador gratuito para calcular pedágios

Novo site oferece roteirizador gratuito para calcular pedágios

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Cobrança de Pedágio nas rodovias BR-163 e BR-230

Cobrança de Pedágio nas rodovias BR-163 e BR-230

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844