Descubra a importância que a gestão de pneus tem na redução de custos da sua frota

Descubra a importância que a gestão de pneus tem na redução de custos da sua frota

É comum vermos diversos artigos na internet com conteúdos relacionados à economia em processos logísticos do dia a dia. Porém, pouco se fala sobre a importância que uma gestão de pneus eficiente possui nas contas no final do ano. 

Você sabia que os gastos com pneus de uma frota representam aproximadamente 18,68% do custo operacional, de acordo com a Abepro (Associação Brasileira de Engenharia e Produção)? Ou que pneus que não estejam devidamente calibrados podem aumentar o consumo de combustível em até 25%? 

Inclusive, nem precisamos citar a importância que a integridade dos pneus possuem em relação a segurança do condutor, veículo e de toda carga transportada, seja por meio de possíveis acidentes ou a fiscalização rodoviária. 

Desse modo, se pararmos para analisar, o custo com a manutenção e troca de pneus fica apenas atrás do custo com combustível do veículo. 

Por isso, iremos listar algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de realizar uma gestão eficiente dos pneus da sua frota, confira: 

Dicas essenciais para aumentar a durabilidade dos pneus da sua frota 

Calibragem em dia

Como citamos, pneus murchos podem gastar até 25% a mais de combustível. Por isso, mantenha sempre os pneus calibrados de acordo com a pressão indicada pelo fabricante. E de preferência, realize esse procedimento sempre com os pneus frios para garantir a pressão correta por mais tempo. 

Faça rodízio de pneus 

Não se esqueça de realizar o rodízio de pneus dos veículos da sua frota. Essa prática iguala o desgaste dos pneus dos eixos dianteiros e traseiros e prolonga a vida útil do material. 

Analise o que causa danos aos pneus 

Na hora de gerenciar a sua frota, você já pensou em identificar os danos nos pneus,  motivos e como realizar a prevenção desses imprevistos cotidianos? 

Quando falamos em gestão eficiente, dados são primordiais para auxiliar na identificação e solução dos problemas, garantindo tomadas de decisões mais rápidas e assertivas. 

Respeite o peso da carga máxima

Se você geralmente acha que alguns quilinhos a mais não irão fazer diferença, você está muito enganado. 

Conduzir a sua frota com o peso acima do recomendado, além de representar um risco em relação aos órgãos reguladores, pode reduzir a vida útil dos pneus e comprometer toda a sua estrutura. 

Conscientização de toda a sua equipe 

Ter um controle e monitoramento da integridade dos pneus é importante, porém, convenhamos que essas tarefas não são realizadas automaticamente. 

Ter uma equipe consciente e treinada facilita na fiscalização, redução de eventuais problemas causados pelo condutor e consequentemente melhora o desempenho em geral nas rotas. 

Mas como realizar todas essas tarefas de forma simples, rápida e eficiente? Invista em tecnologia! 

Citamos algumas dicas de como realizar a gestão eficiente dos pneus da sua frota. Elas podem ser realizadas manualmente? Sim, porém as ações ocuparam um determinado tempo, atenção e esforço da sua equipe. 

Mas e se você tivesse controle, informação e organização de toda a operação relacionada a gestão dos pneus da sua frota de modo simples e descomplicado?

Isso tudo é possível com uma solução como o sistema de gestão de pneus Prolog, uma ferramenta que permite ao gestor tomar decisões verdadeiramente inteligentes e eficientes e com isso, alcançar as melhorias que tem como objetivo para sua frota. 

Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

Related Posts

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Nova tabela de frete mínimo aumenta valores até 13,19%

Nova tabela de frete mínimo aumenta valores até 13,19%

Tabela de frete ANTT: Piso Mínimo do Frete 2023

Tabela de frete ANTT: Piso Mínimo do Frete 2023

ANTT reduz tabela do frete mínimo em até 3,68%

ANTT reduz tabela do frete mínimo em até 3,68%

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844