Por que os planejadores logísticos precisam saber mais sobre o Marketing Digital?

Por que os planejadores logísticos precisam saber mais sobre o Marketing Digital?

A gestão empresarial é uma atividade que assume um caráter cada vez mais integrado. Ao invés de cada setor permanecer focado apenas na sua própria atividade, todos trabalham juntos com o intuito de atingir os objetivos gerais da organização. Dentro dessa perspectiva, é essencial, por exemplo, que os planejadores logísticos ampliem seus conhecimentos a respeito do marketing digital e de, consequentemente, uma produção de conteúdo de qualidade.

Qual a relação entre logística e marketing?

O departamento de logística é o responsável por gerir as atividades de armazenamento de produtos e sua distribuição. O seu próprio conceito já está diretamente ligado ao marketing, especialmente a dois dos seus pilares: produto e praça.

Uma das principais funções do marketing é agregar valor ao produto, e tudo aquilo que ele promete precisa ser entregue ao consumidor. Assim, se a estratégia de marketing enfoca a qualidade da matéria-prima que existe por trás daquele produto, a logística obrigatoriamente deve garantir que essa matéria chegue até a fábrica. Se o setor de marketing realiza uma campanha para divulgar o fato de que a marca tem mais de mil pontos de venda espalhados pelo país, a logística precisa assegurar de que os produtos vão chegar a todos eles.

Isso significa que, se o marketing e a logística não tiverem um bom contato e uma comunicação fluida, o consumidor provavelmente será impactado por isso de forma negativa.

Planejamento logístico e marketing digital

Em relação especificamente ao marketing digital, ele tem um elemento que deve ser de especial interesse dos planejadores logísticos: suas métricas.

Praticamente todas as redes sociais oferecem a possibilidade de abrir uma conta corporativa e quando essa é a opção escolhida, ela traz uma série de indicadores que, em resumo, demonstram em números a interação do público-alvo. Com esses indicadores, é possível acompanhar o crescimento de curtidas na página e, mais do que isso: quem está curtindo.

Entre os dados revelados pelos relatórios de indicadores, está, por exemplo, a região geográfica de onde são as pessoas que interagem com a página. Para uma empresa que vende para o Brasil inteiro, isso ajuda a identificar onde estão as demandas que a logística precisará suprir. Assim, é possível antecipar uma necessidade de mercado e atendê-la rápida e assertivamente.

Pelos meios digitais, os consumidores têm voz e utilizam os perfis da empresa para apontar elogios e reclamações. Entre essas reclamações, muitas vezes está a falta do produto em um dos pontos de venda divulgados, algo que pode prejudicar a imagem da marca. Se o marketing e a logística estiverem bem alinhados, as chances de sofrer com esse tipo

de situação caem significativamente.

Além de tudo isso, o marketing digital também é um termômetro para saber quais dos produtos do portfólio da empresa são mais populares e, portanto, devem sempre estar disponíveis no estoque. Obviamente, essa é uma questão a ser analisada em conjunto com os relatórios de venda, ou seja, mais uma vez, a integração de setores se apresenta como ferramenta estratégica para levar ao sucesso do empreendimento.

Woszak

Related Posts

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Nova tabela de frete mínimo aumenta valores até 13,19%

Nova tabela de frete mínimo aumenta valores até 13,19%

Tabela de frete ANTT: Piso Mínimo do Frete 2023

Tabela de frete ANTT: Piso Mínimo do Frete 2023

ANTT reduz tabela do frete mínimo em até 3,68%

ANTT reduz tabela do frete mínimo em até 3,68%

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844