Pedágio por km rodado: descubra o que é, quando começa a funcionar e quais serão os benefícios para os motoristas

Pedágio por km rodado: descubra o que é, quando começa a funcionar e quais serão os benefícios para os motoristas

Sancionada em junho de 2021, a Lei 14.157 permite que os motoristas paguem pedágio por quilômetro rodado, eliminando a necessidade de passar pelas cabines de cobrança ou até mesmo pagar o preço cheio pelo trecho. 

Ou seja, atualmente, independemente se você percorreu apenas uma parte do trajeto, ao passar pela praça de pedágio é cobrado o valor pré-definido do pedágio. Com essas mudanças, o motorista irá efetuar o pagamento de forma proporcional ao seu uso da rodovia. 

Mas como isso irá funcionar?

Nesse primeiro momento, a identificação e cobrança dos veículos será feita através das tags eletrônicas com o auxílio de sensores e câmeras.  Exatamente como já acontece com os serviços privados de cobrança automática. 

Porém, nesse primeiro momento, o usuário terá de arcar com a instalação e mensalidade da tag caso queira pagar apenas pelas tarifas proporcionais. 

Ainda há divergências em relação a como o pagamento será realizado, porém, a estimativa é que o usuário receba pelo correio ou meios digitais o boleto a ser como, como já acontece com as contas de água e luz, por exemplo. 

Apenas as novas concessões terão a obrigação de implementar a infraestrutura tecnológica para o funcionamento dessa modalidade de cobrança de pedágio. Já em relação às concessões vigentes as mudanças serão feitas de forma gradual. 

Esse método de pagamento já é visto em diversos lugares, como: América do Norte, Europa, e inclusive aqui no Brasil no Estado de São Paulo. 

Quatro rodovias paulistas oferecem esse método de pagamento mediante o pré-cadastro do motorista. O sistema que foi batizado como Ponto a Ponto é administrado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo. 

Mas quais serão os benefícios na prática para as empresas e motoristas? 

Já que não haverá a necessidade das paradas nas praças de pedágio, obteremos um trânsito mais rápido e fluido.

Além disso, estima-se que esse método de pagamento seja mais justo, até porque, há usuários que circulam apenas por um trecho da rodovia mas que devem pagar pela tarifa de pedágio total de um modo ou de outro. 

Os custos com pedágio irão diminuir? 

Talvez. Ainda é cedo para dizermos com assertividade em relação a redução das tarifas de pedágio, tendo em vista que essas informações ficam por conta das administradoras das rodovias. 

Especialistas apontam que será possível ver uma certa redução já que teremos novos pagantes, aumentando a arrecadação das empresas. E em relação ao método tradicional,os motoristas que não utilizam todo o trecho não terão que arcar mais com os valores cheios, será possível sim ver a redução das tarifas de pedágios em alguns cenários. 

Quando veremos isso em prática? 

Até agora sabemos da teoria mas quando veremos tudo isso em prática? Bom, segundo o Ministério da Infraestrutura em uma publicação do UOL, uma proposta de regulamentação já foi apresentada para o Contran  e para Agência Nacional de Transportes Terrestres. 

É esperado que esse novo método de pagamento já seja visto em algumas rodovias no Brasil nos próximos meses. De qualquer modo, é só ficar ligado no Blog da AILOG que você fica por dentro das principais novidades relacionadas a tecnologia e logística do transporte. 

Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

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