Logística e sua importância na corrida de vacinação mundial contra o Covid-19

Logística e sua importância na corrida de vacinação mundial contra o Covid-19

Não é segredo que um dos eventos mais esperados de 2020 é a vacinação contra o Covid-19. Porém, você sabia da importância que a logística terá para que todas as pessoas sejam imunizadas? Afinal, estamos falando de 7,5 bilhões de pessoas. 

Como será feita a imunização mundial? 

Bom, temos diversas vacinas e empresas em fases finais de teste. O Reino Unido anunciou que irá iniciar a vacinação em massa já na primeira quinzena de dezembro com a vacina produzida pela Pfizer. 

Já no Brasil é provável que tenhamos diversas regiões com vacinas distintas (com as devidas autorizações da Anvisa), em São Paulo a vacina adquirida pelo governo estadual foi a CoronaVac, produzida pela China. Além destas opções, temos diversas vacinas em testes em diferentes regiões do país, como:  Oxford e AstraZeneca, Pfizer e BioNTeche Jansen da Bélgica. 

Cada uma possui seus requisitos de armazenamento e distribuição, ou seja, sem um plano logístico eficiente será impossível de tirar os planos do papel sem maiores complicações. 

O Brasil é um dos maiores países do mundo e possui regiões com diferentes biomas, climas e infraestrutura. O desafio é fazer com que as doses cheguem em todas as regiões e sejam distribuídas a toda a população. 

Até o momento, o Ministério da Saúde divulgou apenas quais são os primeiros perfis a receber a vacina prevista para o primeiro trimestre de 2021 que foram divididos da seguinte maneira: 

  • Primeira: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. 
  • Segunda: pessoas de 60 a 74 anos. 
  • Terceira: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. 
  • Quarta: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade…. – 

De acordo com a avaliação de médicos e especialistas em saúde pública consultados pelo UOL, o plano do Ministério da Saúde tem uma série de buracos e questões logísticas não respondidas e esse é o aspecto crucial para garantir a eficácia na imunização nacional e o tão esperado fim da pandemia. 

Logística é a base para o sucesso! 

Por mais que não esteja presente nas principais pautas sobre os mais diversos assuntos, a logística está presente em diversas situações, e em muitas delas, é determinante para o sucesso de uma operação. 

Hoje, trouxemos o exemplo da distribuição da vacina e a complexidade da distribuição das doses para que seja feita a imunização. 

Porém, em uma sociedade cada vez mais conectada e os hábitos de consumo a distância aumentando, você já parou para pensar em quantas operações logísticas não são feitas diariamente a todo o instante? 

Por - Willians Bruno Vieira Redação AILOG

Related Posts

EcoRioMinas assume BR-116 Dutra e Pedágio Aumenta

EcoRioMinas assume BR-116 Dutra e Pedágio Aumenta

Novo site oferece roteirizador gratuito para calcular pedágios

Novo site oferece roteirizador gratuito para calcular pedágios

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Reajuste da Tabela de Frete ANTT, com redução -5,72%

Cobrança de Pedágio nas rodovias BR-163 e BR-230

Cobrança de Pedágio nas rodovias BR-163 e BR-230

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844