Medida provisória para isenção de eixos suspensos é aprovada pela Câmara dos Deputados

Medida provisória para isenção de eixos suspensos é aprovada pela Câmara dos Deputados

Na noite desta terça-feira (07) duas medidas provisórias relacionadas ao acordo recorrente da paralisação que parou o Brasil em Maio desse ano, foram aprovadas na Câmara dos Deputados. Essas medidas foram assinadas pelo Presidente Michel Temer por ser uma das exigências pedidas pelos caminhoneiros que paralisaram o país em busca de seus direitos.

A medida provisória (MP) 831/2018, foi a primeira a ser aprovada, ela determina o percentual mínimo de 30% na contratação do frete de transportadores autônomos.

Outra medida, a MP 833/2018 é relacionada a isenção de pedágio para o terceiro eixo suspenso. A aprovação dessa lei, pontua que “a isenção da cobrança de pedágio sobre eixos mantidos suspensos em veículos de transporte e de cargas é um dos itens de reinvindicação do setor.

A Câmera e o Senado depois da greve dos Caminhoneiros

Além dessas medidas provisórias a Câmera e o Senado possuem outros três projetos totalizando 5 MP’S pendentes para aprovação e recorrentes como reflexo das exigências feitas por todos os caminhoneiros, apenas uma delas possui data de termino, trata-se da MP 838/2018 que dispôs sobre a concessão da subvenção econômica à comercialização de óleo diesel.

“Mais três projetos de decreto de lei foram apresentados no período: o primeiro, PDC 947/2018, prevê a redução da das alíquotas de PIS/COFINS que incidem sobre a importação e comercialização de gasolina, óleo diesel e gás liquefeito de petróleo foi apensado ao PDC 723/2017.”

Em relação a Contratação da Conab, previu-se a dispensa da licitação para contratação do serviço de transporte de grãos com cooperativas e associações de transportadores autônomos, o texto original da MP 831 foi enviada pelo governo e de acordo com a Agência Câmara, estabelecia a contratação da CONAB de um máximo de 30% dos serviços de transporte com essa reserva de mercado.

Porém, durante a tramitação da proposta, um acordo entre categoria e a Casa Civil da Presidência da Republica mudou para a contratação mínima de 30%. A previsão do texto aprovado é relacionada ao preço contratado pela CONAB com referencias nas tabelas da estatal, que também fica liberada para contratação em situações do qual a oferta seja insuficiente do transporte autônomo.

O texto ainda estipula que o preço não poderá ser maior que o praticado nas tabelas de referencias utilizadas pela Conab e permite à companhia contratar de outra maneira se a oferta de serviço de transporte de cargas por essas entidades não for suficiente para suprir sua demanda.

Também podemos acompanhar a MP 833/2018 que trata-se da isenção de pedágio para eixo suspenso de caminhão vazio, sendo válida para todo o território nacional incluindo rodovias federais, estaduais, distritais e municipais).

O texto aprovado pela Câmara também prevê punição de multa para o caminhoneiro que circularem com os eixos indevidamente suspensos ou carregando carga com sobrepeso por eixo.

Os deputados aprovaram a proposta do senador Agripino Maia (DEM-RN) para que a isenção aos caminhoneiros, seja compensada com o aumento de pedágio para outros usuários somente após as esgotadas outras possibilidades de equilíbrio contratual da concessionária.

 

Fonte: Agência Câmera

 

Woszak

Related Posts

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Entrega Rápida: da logística a fidelização do cliente

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

Reajuste pedágio de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia

Reajuste de pedágio na Eco135

Reajuste de pedágio na Eco135

Novos pedágios free flow no Rio Grande do Sul

Novos pedágios free flow no Rio Grande do Sul

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Categorias

Sobre nós

Nós somos a AILOG!

Oferecemos soluções voltadas para roteirização,  planejamento de visitas e gestão de entregas.

Conheça o WebRouter – plataforma de otimização de rotas. Com nossa plataforma, você poderá planejar seus roteiros de entregas e coletas, roteirizar, acompanhar suas entregas em tempo real e gerenciar sua operação diária.

Tenha o controle de sua operação e se surpreenda com melhores resultados.

Encontre-nos

Endereço
Rua São Sebastião 506 – 1 Andar
Ribeirão Preto, SP, CEP: 140150-40

Horário
Segunda—sexta: 8h–18h

Fone

55 (16) 2132-6060

SAC: 0800 580-0844