Pedágios da BR-116 e BR-324 serão suspensos temporariamente. A partir da 0h do dia 15 de maio de 2025, no estado da Bahia. A medida ocorre após o fim do contrato com a Concessionária VIABAHIA, e a gestão provisória das rodovias passará para o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Trechos afetados
BR-324: trecho entre Salvador e Feira de Santana.
BR-116: trecho entre Feira de Santana e a divisa com Minas Gerais.

Por que os pedágios foram suspensos?
Portanto, a suspensão é resultado do encerramento do contrato com a Concessionária VIABAHIA, responsável pela administração desses trechos. Enquanto isso, até que um novo processo de concessão seja estabelecido, o DNIT atuará como gestor temporário, a fim de garantir a continuidade do serviço e a segurança viária.
O que muda para os motoristas?
Suspensão da cobrança de pedágio: a partir do início do dia 15/05, os motoristas que trafegarem pelos trechos concedidos não precisarão mais pagar tarifa de pedágio.
Nova gestão: o DNIT será o responsável, de forma provisória, pela operação, manutenção e fiscalização das rodovias.
Serviços operacionais: pode haver alterações temporárias na prestação de serviços como guincho, atendimento a emergências e conservação da via.
Aviso importante para os transportadores de cargas – Contratantes, embarcadores e autônomos:
Desta forma, a compra de vale-pedágio por meio de cartões, cupons e outros métodos manuais de pagamento não são mais aceitos. Saiba mais aqui
Agora é obrigatório o uso de tags automáticas para a antecipação do pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório.
Pensando nisso, oferecemos o Hub de compra de Vale-Pedágio por TAG através da AILOG. Com essa plataforma integrada, você poderá antecipar o pagamento do vale-pedágio nas principais operadoras do mercado (Sem Parar, ConectCar, Veloe e MoveMais). Além disso, nossa solução permite a integração com o roteirizador, facilitando o planejamento de todas as suas rotas.
Quer saber mais sobre como essa transição pode beneficiar sua empresa, Clique aqui para entrar em contato.
Assim, para mais informações e atualizações de pedágios em tempo real…
Portanto, Sugerimos o acesso abaixo para calcular suas rotas que passam por essas praças de pedágios:
Acesse o site www.tarifasdepedágios.com.br.
Entretanto, o acesso ao site, permite ao usuário diversas funcionalidades, para obtenção do cálculo de pedágio, rota, combustível e recursos para economia da viagem.
Saiba maiores informações aqui.