saiba_como_utilizar_cnh_digital

Saiba como ter e utilizar a CNH digital sem ir ao DETRAN

A CNH digital foi aprovada e lançada em junho de 2017 mas ainda não possui grande adoção pela grande parte dos brasileiros.

Até o momento é estimado que já foram emitidos 620 mil CNHs digitais em todo o país. Em comparação ao todo, mais de 60 milhões de pessoas possuem carteira de habilitação no brasil, representando uma baixa procura no documento digital.

O principal culpado talvez seja o processo burocrático para habilitação do aplicativo que antes necessitava da validação por meio de um certificado digital ou você teria que se dirigir a uma das unidades do DETRAN.

O que é a CNH-e?

A CNH-e é um aplicativo disponível tanto para IOS quanto para Android e trás mais comidade, segurança e praticidade ao motorista.

O documento pode ser utilizado em seu próprio Smartphone celular e possui o mesmo valor jurídico que a versão impressa. O aplicativo é desenvolvido pela Serpro, que é uma empresa de tecnologia da informação do governo federal para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Uma das principais vantagens do CNH-e é a segurança e a praticidade oferecida pelo documento. Os policiais e agentes de fiscalização poderão realizar a validação dos dados através de um QR Code instantaneamente.

Como utilizar a CNH-e?

Bom, funciona de uma maneira muito simples. Para ter a sua CNH Digital sem precisar se dirigir ao Detran mais próximo, é necessário seguir os passos abaixo:

  • Instale o app Carteira Digital de Trânsito na AppStore ou PlayStore.
  • Cadastre-se no aplicativo e confirme a conta pelo link que será enviado ao seu e-mail;
  • Realize o login na ferramenta, vá em “Adicionar documento” e selecione a opção “CNH Digital”;
  • Entre em “Pelo celular”;
  • Escaneia o QR Code da sua CNH (Presente nos documentos emitidos a partir do segundo semestre de 2017. )Caso a sua ainda não possua o código será necessário a emissão de um novo documento junto ao órgão competente em sua cidade).
  • Realize a verificação biométrica com a câmera do smartphone;
  • Digite o seu número de celular;
  • Crie uma senha de quatro dígitos, a qual será usada para acessar o documento.

Deixe uma resposta